segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Qualidade em educação se faz assim:



Quando, em 2011, no livro organizado por André Urani, Rio: a hora da virada, Simon Schwartzman, renomado sociólogo brasileiro, afirmava que:“a nova secretária iniciou o que é, provavelmente, a experiência mais inovadora de reforma da educação em uma rede municipal”, não imaginava que num período tão curto os resultados obtidos poderiam ser tão expressivos quanto mostraram os índices do IDEB recém-divulgados pelo governo federal.
Durante décadas de administrações equivocadas, a qualidade da educação fundamental no Rio de Janeiro aproximava-se da dos estados mais pobres do nordeste.
Como o problema da qualidade da educação é complexo exige que se trabalhe em várias frentes ao mesmo tempo, muitas foram as mudanças implantadas nas escolas municipais no atual governo.Entre estas mudanças:
·     modernização da gestão escolar com o estabelecimento de metas de desempenho e um sistema de incentivo para as escolas que cumprem ou superam as metas;
·     desenvolvimento de um sistema de avaliação permanente, com provas bimestrais,  para garantir o cumprimento dos objetivos de aprendizagem ao longo do ano;além das avaliações bianuais do IDEB;
·     produção de material pedagógico próprio;
·     definição deum currículo único;
·     investimento na contratação de novos funcionários e professores com uma política permanente de capacitação em serviço.
A implantação do Programa dos Ginásios Experimentais, como modelodas escolas de tempo integral na cidade, marca um dos mais acertados projetos da Secretaria Municipal de Educação. Com menos de um ano de implantação, quando foram avaliados, quatro Ginásios Experimentais estão entre as dez escolas com maior IDEB da rede em 2011.
O horário integral para professores e alunos, a utilização de novas tecnologias educacionais (inclusive em plataforma digital), o sistema de ensino polivalente e a criação de novas modalidades de ensino como: estudo dirigido, protagonismo juvenil, projeto de vida e eletivas, estão entre as mudanças no cotidiano escolar responsáveis pela grande evolução nos índices desempenho.
Nosso Ginásio Experimental Carioca, o Rivadávia Corrêa, é uma das mais concretas provas de que estamos no caminho certo. Crescemos 74% nosso IDEB! Tivemos o melhor desempenho entre as escolas da 1ª CRE.

O trabalho foi grande, a dedicação total, mas o resultado MARAVILHOSO!
 E para comemorarmos o ano de nosso centenário trabalhamos por um resultado ainda melhor...

Bárbara Portilho
Márcia Facadio
Renata Ricoca

2 comentários:

  1. Estou me sentindo muito feliz em participar deste projeto maravilhoso!

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  2. Estou cursando Letras Português/Inglês na Universidade Cândido Mendes e atualmente estou estudando a implantação
    do Projeto Experimental Carioca e gostaria de parabenizar toda a equipe docente e os demais pela qualidade do trabalho apresentado. Fiquei surpreso e feliz. Torço para que o projeto se expanda pelas outras unidades.
    Obrigado.
    Luiz Carlos da Silvas Coelho

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