Quando,
em 2011, no livro organizado por André Urani, Rio: a hora da virada,
Simon Schwartzman, renomado sociólogo brasileiro, afirmava que:“a nova secretária iniciou o que é,
provavelmente, a experiência mais inovadora de reforma da educação em uma rede
municipal”, não imaginava que num período tão curto os resultados obtidos
poderiam ser tão expressivos quanto mostraram os índices do IDEB
recém-divulgados pelo governo federal.
Durante
décadas de administrações equivocadas, a qualidade da educação fundamental no
Rio de Janeiro aproximava-se da dos estados mais pobres do nordeste.
Como o
problema da qualidade da educação é complexo exige que se trabalhe em várias
frentes ao mesmo tempo, muitas foram as mudanças implantadas nas escolas
municipais no atual governo.Entre estas mudanças:
· modernização da
gestão escolar com o estabelecimento de metas de desempenho e um sistema de
incentivo para as escolas que cumprem ou superam as metas;
· desenvolvimento de
um sistema de avaliação permanente, com provas bimestrais, para garantir o cumprimento dos objetivos de
aprendizagem ao longo do ano;além das avaliações bianuais do IDEB;
· produção de
material pedagógico próprio;
· definição deum
currículo único;
· investimento na
contratação de novos funcionários e professores com uma política permanente de
capacitação em serviço.
A
implantação do Programa dos Ginásios Experimentais, como modelodas escolas de
tempo integral na cidade, marca um dos mais acertados projetos da Secretaria
Municipal de Educação. Com menos de um ano de implantação, quando foram
avaliados, quatro Ginásios Experimentais estão entre as dez escolas com maior
IDEB da rede em 2011.
O
horário integral para professores e alunos, a utilização de novas tecnologias
educacionais (inclusive em plataforma digital), o sistema de ensino polivalente
e a criação de novas modalidades de ensino como: estudo dirigido, protagonismo
juvenil, projeto de vida e eletivas, estão entre as mudanças no cotidiano
escolar responsáveis pela grande evolução nos índices desempenho.
Nosso
Ginásio Experimental Carioca, o Rivadávia Corrêa, é uma das mais concretas
provas de que estamos no caminho certo. Crescemos 74% nosso IDEB! Tivemos o
melhor desempenho entre as escolas da 1ª CRE.
O trabalho foi grande, a dedicação total,
mas o resultado MARAVILHOSO!
E
para comemorarmos o ano de nosso centenário trabalhamos por um resultado ainda
melhor...
Márcia Facadio
Renata Ricoca
Estou me sentindo muito feliz em participar deste projeto maravilhoso!
ResponderExcluirEstou cursando Letras Português/Inglês na Universidade Cândido Mendes e atualmente estou estudando a implantação
ResponderExcluirdo Projeto Experimental Carioca e gostaria de parabenizar toda a equipe docente e os demais pela qualidade do trabalho apresentado. Fiquei surpreso e feliz. Torço para que o projeto se expanda pelas outras unidades.
Obrigado.
Luiz Carlos da Silvas Coelho